Disciplinas disponíveis

Resumo:Caracterizar os sistemas elétricos, os parâmetros essenciais de motores elétricos e a necessidade de envolver a eletrônica no processo de acionamentos de cargas. 
Autor(es):Jossana M. de S. F. Oliveira;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Acionamentos eletrônica; Motores elétricos; Circuitos conversores.
Resumo:Apresenta a história da computação, retratando a evolução dos componentes computacionais e identificando-os. Demonstra ainda, arquitetura dos computadores e dos sistemas operacionais.
Autor(es):Madiel de Sousa Conserva Filho;
Márcio Eduardo Kreutz;
Dennys Leite Maia;
Editora:EDUFRN, Natal, 2010
Assunto:Arquitetura dos computadores;História da computação; Hardware;Sistemas operacionais;
Resumo:Proporciona a compreensão de como algoritmos são executados em sistemas computacionais. Para tanto, serão abordados separadamente cada componente de arquiteturas de computadores para em seguida, verificar a importância de cada um na execução de algoritmos; isto significa entender como os componentes internos dos computadores se relacionam e executam as suas funções.
Autor(es):Márcio Eduardo Kreutz;
Madiel de Sousa Conserva Filho;
Dennys Leite Maia;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Arquitetura dos computadores; História da computação; Hardware; Introdução aos Sistemas operacionais.
Resumo:Define o que é um Atuador e descreve os métodos de acionamento dos atuadores, como o dimensionamento dos componentes, o desenvolvimento dos circuitos de força e de comando para essas chaves de partida e a execução das montagens no laboratório. Traz o conhecimento dos atuadores hidráulicos e pneumáticos e das válvulas de controle, com suas características operacionais, seus dimensionamentos e suas principais aplicações na indústria.
Autor(es):José K. C. de Oliveira;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2018
Assunto:Atuadores - conceito; Atuadores - máquina elétrica; Motores elétricos.
Resumo:Define as formas de uso das linguagens HTML, XML e CSS. Também esclarece ferramentas mínimas que fazem uso de tais linguagem para o desenvolvimento de páginas estáticas.
Autor(es):Lyrene Fernandes da Silva;
Gabriela Simões da Silva;
Anna Giselle C. D. Ribeiro;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Autoria web; Computadores; Linguagem de marcação; linguagem de estilo; HTML; XHTML; CSS;
Resumo:Define as formas de uso das linguagens HTML, XML e CSS. Também esclarece ferramentas mínimas que fazem uso de tais linguagem para o desenvolvimento de páginas estáticas.
Autor(es):Anna Giselle C. D. Ribeiro;
Lyrene Fernandes da Silva;
Gabriela Simões da Silva;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2015
Assunto:Autoria web; Computadores; Linguagem de marcação; linguagem de estilo; HTML; XHTML; CSS;
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Retrata a evolução, a conceituação dos bancos de dados. Descreve o modelo entidade-relacionamento e o modelo relacional e as normalizações para tais modelos. Além disso, apresenta o gerenciamento dos bancos de dados por meio da linguagem SQL.
Autor(es):Nélio Alessandro Azevedo Cacho et al.;
José J. de O. Júnior;
Xiankleber C. Benjamim;
Luciana R. Veloso;
Ana Luisa F. de Medeiros;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Web; Bancos; Dados; Banco de dados;
Resumo:Retrata a evolução, a conceituação dos bancos de dados. Descreve o modelo entidade-relacionamento e o modelo relacional e as normalizações para tais modelos. Além disso, apresenta o gerenciamento dos bancos de dados por meio da linguagem SQL.
Autor(es):Nélio Alessandro Azevedo Cacho;
José J. de O. Júnior;
Xiankleber C. Benjamim;
Luciana R. Veloso;
Ana Luisa F. de Medeiros;
Nelson I. de Oliveira;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Banco de dados; SQL - Linguagem de programação de computador. Banco de dados - modelo de relacionamento; Linguagens SQL - dados; Modelagem de dados.
Resumo:Exibe a origem e o desenvolvimento da eletrônica. Define as noções básicas eletrônicas. Apresenta materiais e fundamentais para o desenvolvimento e entendimento do funcionamento dos circuitos eletrônicos.
Autor(es):Ítalo B. da Silva;
João Paulo Ferreira Guimarães;
Antônio W. A. Soares;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Circuitos eletrônicos; Circuitos eletrônicos - aparelhos; Circuito eletrônicos – materiais.
Resumo:Exibe a origem e o desenvolvimento da eletrônica. Define as noções básicas eletrônicas. Apresenta materiais e fundamentais para o desenvolvimento e entendimento do funcionamento dos circuitos eletrônicos.
Autor(es):João Paulo Ferreira Guimarães;
Ítalo B. da Silva;
Antônio W. A. Soares;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Circuitos; Eletrônica; Transmissores;
Resumo:Banco de dados - conceitos; SQL - Linguagem de programação de computador; Linguagens SQL - dados.
Autor(es):Nélio Alessandro Azevedo Cacho;
José J. de O. Júnior;
Xiankleber C. Benjamim;
Luciana R. Veloso;
Ana Luisa F. de Medeiros;
Nelson I. de Oliveira;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Retrata a evolução, a conceituação dos bancos de dados. Descreve sua importância no armazenamento de informações e como utilizá-los na prática. Além disso, apresenta o gerenciamento dos bancos de dados por meio da linguagem SQL. 
Resumo:Eletricidade; Eletricidade - conceito; Sinais elétricos; Ferramentas - eletricidade.
Autor(es):José Alberto Nicolau de Oliveira;
Pablo J. Alsina;
Ana Maria Guimarães Guerreiro;
Ana Carolina Ourique;
Eduardo N. Cunha;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Compreensão dos princípios e da história do mundo que envolve a eletricidade e, seguindo essa linha, estão os ensinamentos iniciais colocados nessa disciplina.
Resumo:Eletricidade; Eletricidade - conceito; Sinais elétricos; Ferramentas - eletricidade.
Autor(es):José Alberto Nicolau de Oliveira;
Ana Maria Guimarães Guerreiro;
Ana Carolina Ourique;
Editora:EDUUFRN, Natal, 2014
Assunto:Compreensão dos princípios e da história do mundo que envolve a eletricidade e, seguindo essa linha, estão os ensinamentos iniciais colocados nessa disciplina.
Resumo:Automação; Controle de Processos; Sistema de controle.
Autor(es):Tiago A. de Almeida;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Retrata a importância dos controles de processos e suas principais vantagens para os sistemas automatizados, processos industriais e de produção.
Resumo:Jogos Digitais; Criação de Personagens; Narrativas de jogos.
Autor(es):Roger J. C. Tavares;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Relata a evolução dos personagens e das narrativas até chegarem aos videogames. 
Resumo:Redes de Computadores; Data center; Supercomputador; Data center -computação na nuvem.
Autor(es):Aluizio F. da R. Neto;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Define o que é um Data Center, como ele é projetado e quais as tecnologias envolvidas nesse ambiente que faz a computação em nuvem funcionar. 
Resumo:Jogos digitais; Jogos digitais - motores; Jogos digitais - script. 
Autor(es):Alyson M. de C. Souza;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Utilização do motor de jogos para desenvolver um jogo 2D, através do motor de jogos Unity e os diversos conceitos envolvidos nesse processo.
Resumo:Jogos digitais; Jogos digitais - tridimensional; C# - linguagem de programação; Jogos digitais - técnicas.
Autor(es):Isaac F. Fernandes;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Trata de diversos aspectos de como criar jogos em 3D utilizando o motor gráfico Unity3D. Define os conceitos básicos de criação de jogos em 3D de forma prática, explorando vários recursos da ferramenta. 
Resumo:Busca definir a orientação a objeto, atributos e métodos. Estuda a linguagem Java e ferramentas para o desenvolvimento desktop.
Autor(es):Márcio Eduardo Kreutz;
Diego R. C. Silva;
Jorge E. F. da Silva;
Emmanuelle S. C. Silva;
Romerito C. de Andrade;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Desenvolvimento desktop; Java - Linguagem de programação; Orientação a objeto; Ferramenta de desenvolvimento - computador.
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Busca definir a orientação a objeto, atributos e métodos. Estuda a linguagem Java e ferramentas para o desenvolvimento desktop.
Autor(es):Marcio Kreutz et al.;
Diego R. C. Silva;
Jorge E. F. da Silva;
Emmanuelle S. C. Silva;
Romerito C. de Andrade;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Redes de computadores; Desenvolvimento desktop;
Resumo:Desenvolvimento web - Linguagem de programação; HTML - Linguagem de programação; Sites da Web - desenvolvimento.
Autor(es):Eduardo Henrique da Silva Aranha et al.;
Gibeon Soares de Aquino Júnior;
Marcelo L. Cyreno;
Lucy V. Guedes;
Celso S. R. Filho;
André Q. B. Silva;
Guilherme F. de Araújo;
Isaac F. Fernandes;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Estuda as principais ferramentas para o desenvolvimento de sistemas web utilizando a linguagem de programação Java, como também as tecnologias Servlets, JavaServer Pages (JSP) e JavaServer Pages Standard Tag Library (JSTL), possibilitando a criação de sistemas dinâmicos para a Internet.
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Linguagem de programação; HTML - Linguagem de programação; Sites da Web - desenvolvimento; Sistema de informação.
Autor(es):Eduardo Henrique da Silva Aranha et al.;
Gibeon Soares de Aquino Júnior;
Marcelo L. Cyreno;
Lucy V. Guedes;
Celso S. R. Filho;
André Q. B. Silva;
Guilherme F. de Araújo;
Isaac F. Fernandes;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2018
Assunto:Estudo do desenvolvimento sistemas de informação web ainda mais dinâmicos e capazes. Tecnologias como JavaServer Faces, Primefaces, JQuery e JDBC serão detalhadas durante essa disciplina de maneira a incrementar os conhecimentos obtidos na disciplina de Desenvolvimento Web I, possibilitando a criação de sistemas maiores e utilizando integração com bancos de dados.
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Jogos digitais; Jogos digitais - design; Jogos digitais - componentes.
Autor(es):André L. de S. Brito;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2015
Assunto:Traz vários conceitos relacionados ao Design de Jogos ou Game Design, o que fazer com a ideia de jogo desde o momento em que há a criação da mesma, até o momento no qual o jogo esteja todo planejado para construí-lo.
Resumo:Propõem estudar os componentes e a plataforma e Android. Além das interfaces gráficas, dos sistemas de localização e multimídia e o ambiente de desenvolvimento.
Autor(es):Gibeon Soares de Aquino Júnior;
Alyson M. de C. Souza;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Dispositivos móveis; Serviços; Gerenciamento;
Resumo:Propõem estudar os componentes e a plataforma e Android. Além das interfaces gráficas, dos sistemas de localização e multimídia e o ambiente de desenvolvimento.
Autor(es):Gibeon Soares de Aquino Júnior;
Alyson M. de C. Souza;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Dispositivos móveis; Serviços; Gerenciamento;
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Jogos digitais; Física; Jogos digitais - dinâmica; Jogos digitais - mecânica.
Autor(es):Silas S. Pedrosa;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Estudo de elementos da Física, como a Mecânica, a Cinemática e a Dinâmica aplicadas aos jogos digitais.
Resumo:Redes de Computadores; Infraestrutura - rede de computadores; Redes de computadores - estrutura; Redes de computadores - planejamento.
Autor(es):Marcus Brandão de Moroni;
Neres Vieira;
Aluizio F. da R. Neto;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Redes de computadores; Infraestrutura; Redes; Infraestrutura de redes;
Resumo:Define o cabeamento estruturado e tradicional. Além de apresentar padrões e projetos de cabeamento, ainda demostrar equipamentos necessários para o processo de instalações elétricas. E também, retrata as condições ambientais, refrigeração e racks.
Autor(es):Marcus Brandão de Moroni;
Neres Vieira;
Aluizio F. da R. Neto;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Redes de computadores; Infraestrutura; Redes; Infraestrutura de redes;
Resumo:Estuda as estratégias de leitura skimming e scanning, que auxiliam na compreensão de leitura de texto. Além do estudo dos cognatos, dos conectivos, dos tempos dos verbos e dos elementos textuais de coesão e coerência.
Autor(es):Marília Varella Bezerra de Faria;
Christielen Dias da Silva;
Adriana A. de Aquino;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Inglês; Inglês técnico; Estratégias de leitura;
Resumo:Estuda as estratégias de leitura skimming e scanning, que auxiliam na compreensão de leitura de texto. Além do estudo dos cognatos, dos conectivos, dos tempos dos verbos e dos elementos textuais de coesão e coerência.
Autor(es):Lorena A. de Souza;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2019
Assunto:Inglês; Inglês técnico; Estratégias de leitura;
Resumo:Estuda o uso de dicionários e tradutores online; estratégias de leitura prediction, skimming e scanning. Estudo das palavras cognatas e falsos cognatos, recursos tipográficos ao explorar imagens, tabelas e gráficos, bem como estabelecer relações entre orações e frases através dos conectivos, da coesão e da coerência.
Autor(es):Marília Varella Bezerra de Faria;
Christielen Dias da Silva;
Adriana A. de Aquino;
Lorena A. de Souza;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Inglês; Inglês técnico; Estratégias de leitura;
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Apresenta por meios das técnicas/estratégias de leitura propor maior compreensão de leitura de texto na língua inglesa.
Autor(es):Adriana A. de Aquino;
Wilka C. da S. Soares;
Lorena A. de Souza;
Marília Varella Bezerra de Faria;
Christielen Dias da Silva;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Inglês; Inglês técnico; Estratégias de leitura;
Resumo:Apresenta por meios das técnicas/estratégias de leitura propor maior compreensão de leitura de texto na língua inglesa.
Autor(es):Christielen Dias da Silva;
Marília Varella Bezerra de Faria;
Adriana A. de Aquino;
Wilka C. da S. Soares;
Editora:EDUFRN, Natal, 2011
Assunto:Inglês; Inglês técnico; Estratégias de leitura;
Resumo:Jogos digitais; Inteligência Artificial; Jogos digitais - conceito; Jogos digitais - aplicação.
Autor(es):André L. de S. Brito;
André M. C. Campos;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2018
Assunto:Traz conceitos, definições e características de Inteligência Artificial, diferenciando a IA tradicional da IA aplicada em jogos, bem como os tipos de IA mais utilizadas em jogos digitais. 
Resumo:Jogos digitais; Jogos digitais - história; Jogos digitais - plataformas; Jogos digitais - jogadores.
Autor(es):André L. de S. Brito;
Alyson M. de C. Souza;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Trata de assuntos relacionados ao histórico dos jogos, taxonomia, cenário atual da indústria de jogos, papeis e processos no desenvolvimento de jogos e plataformas e jogadores. 
Resumo:Propõem expor os conceitos da Tecnologia da informação e sua importância da sociedade. Além de estudar o funcionamento de elemento de software essencial e do o sistema operacional.
Autor(es):Selan R. dos Santos;
Edson A. G. Coutinho ;
Lyrene Fernandes da Silva;
Manoel P. M. Neto;
Eugênio P. A. Freire;
Ana Luisa F. de Medeiros;
Ítalo W. S. dos Santos;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Tecnologia; Informação; Cibernética;
Resumo:Propõem expor os conceitos da Tecnologia da informação e sua importância da sociedade. Além de estudar o funcionamento de elemento de software essencial e do o sistema operacional.
Autor(es):Selan R. dos Santos;
Edson A. G. Coutinho ;
Lyrene Fernandes da Silva;
Manoel P. M. Neto;
Eugênio P. A. Freire;
Ana Luisa F. de Medeiros;
Ítalo W. S. dos Santos;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Tecnologia; Informação; Cibernética;
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Propõem expor os conceitos de tecnologia da informação, evolução da EaD, as diferentes áreas de atuação em TI e sua importância na sociedade. Além de estudar o funcionamento de elementos básicos de software e do sistema operacional.
Autor(es):Dennys Leite Maia;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2019
Assunto:Tecnologia da informação; evolução da EaD; áreas de atuação em TI; ferramentas do google driver.
Resumo:Viabiliza a conceituação lógica de programação e de algoritmos. Apresentação de softwares específicos para a construção de algoritmos.
Autor(es):Nélio Alessandro Azevedo Cacho;
Keivilany Janielle de Lima Coelho;
Marcus A. R. e Silva;
Xiankleber C. Benjamim;
Jozildo de O. Delgado;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Programação; Lógica; Programação de Computadores;
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Viabiliza a conceituação lógica de programação e de algoritmos. Apresentação de softwares específicos para a construção de algoritmos.
Autor(es):Nelson I. de Oliveira;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2019
Assunto:Programação; Lógica; Programação de Computadores;
Resumo:Viabiliza a conceituação lógica de programação e de algoritmos. Apresentação de softwares específicos para a construção de algoritmos.
Autor(es):Nélio Alessandro Azevedo Cacho;
Keivilany Janielle de Lima Coelho;
Marcus A. R. e Silva;
Xiankleber C. Benjamim;
Jozildo de O. Delgado;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Programação; Lógica; Programação de Computadores;
Resumo:Apresenta definições e aplicações de matemática aplicada à programação de computadores. Além do estudo do funcionamento de softwares por meio do sistema de números binários.
Autor(es):Anamaria Martins Moreira;
Ronkaly Carlos Silvestre de Souza;
Anderson M. C. da Silva;
Juliana M. S. Alves;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Matemática; Tecnologia; Informação;
Resumo:Apresenta definições e aplicações de matemática aplicada à programação de computadores. Além do estudo do funcionamento de softwares por meio do sistema de números binários.
Autor(es):Anamaria Martins Moreira;
Ronkaly Carlos Silvestre de Souza;
Anderson M. C. da Silva;
Juliana M. S. Alves;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Tecnologia da informação; Computação; Números binários; Matemática - método e ensino.
Resumo:Busca trabalhar os conceitos matemáticos, como espaço e conjunto de pontos e retas, conceitos de polígono e fecho convexo e transformações de objetos, que são diretamente relacionados aos jogos digitais. 
Autor(es):Juliana de M. Pereira;
Rafaela H. S. Rocha;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2015
Assunto:Jogos digitais; Jogos digitais - matemática; Matemática - técnicas de localização; Matemática - objetos gráficos; Matemática - método e ensino.
Resumo:Apresenta os conceitos e processos relacionados ao trabalho da equipe artística que atua na produção do jogo. Explora a importância da arte que integra o jogo, o processo de construção e venda dele, as definições que possibilitam a criação de uma arte conceitual rascunhada à mão e, ainda, a compreensão de um modelo 3D.
Autor(es):Francisco A. Ferreira ;
André L. de S. Brito;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2018
Assunto:Jogos Digitais; Modelagem 2D; Modelagem 3D; Jogos digitais - design.
Resumo:Busca definir os Controladores Lógicos Programáveis (CLP), e como funcionam. Linguagem de programação utilizada para os CLPs. Uso da plataforma siemens e do ambiente do automation studio.
Autor(es):Pablo T. Q. e Silva;
Heitor Medeiros Florêncio;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Automação; Controladores lógicos programáveis; Programação ladder; Controladores lógicos programáveis - programação.
Resumo:Discorre sobre os sistemas de supervisão e aquisição de dados (SCADA), enfatizando especialmente o ScadaBR, software para o desenvolvimento de aplicações de Automação, Aquisição de Dados e Controle Supervisório. 
Autor(es):Eduardo N. Cunha;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2018
Assunto:Sistema supervisório; Variáveis - monitorar; Sistema de controle; Sistemas de controle - instalação; Sistemas de controle de processo - manutenção.
Resumo:Demostra a sintaxe da linguagem Java, bem como os comandos e funções disponibilizadas pela linguagem.
Autor(es):Eduardo Henrique da Silva Aranha et al.;
Anne Carolyne C. Martins ;
Julianne M. Cavalcanti;
Keivilany Janielle de Lima Coelho;
José Augusto S. L. Filho;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2015
Assunto:Programação de Computadores; Ambiente de Programação; Java - linguagem de programação; Linguagem de programação.
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Demostra a sintaxe da linguagem Java, bem como os comandos e funções disponibilizadas pela linguagem.
Autor(es):Eduardo Henrique da Silva Aranha et al.;
Anne Carolyne C. Martins ;
Julianne M. Cavalcanti;
Keivilany Janielle de Lima Coelho;
José Augusto S. L. Filho;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Programação de Computadores; Tecnologia; Ambiente de Programação;
Resumo:Conceitua o paradigma da Orientação a Objetos (OO) na programação de computadores. Por meio de programas específicos para a construção de programação faz uso da linguagem Java para o estudo da prática da programação OO.
Autor(es):Uirá Kulesza;
Manuel Ferreira Gomes Júnior;
Adriano Bezerra dos Santos;
Gibeon Soares de Aquino Júnior;
Marcelo L. Cyreno;
Priscilla S. de S. N. Silvério;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Programação de Computadores; Tecnologia; Ambiente de Programação.
Resumo:Conceitua o paradigma da Orientação a Objetos (OO) na programação de computadores. Por meio de programas específicos para a construção de programação faz uso da linguagem Java para o estudo da prática da programação OO.
Autor(es):Uirá Kulesza;
Adriano Bezerra dos Santos;
Manuel Ferreira Gomes Júnior;
Gibeon Soares de Aquino Júnior;
Marcelo L. Cyreno;
Priscilla S. de S. N. Silvério;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2015
Assunto:Programação de Computadores; Tecnologia; Ambiente de Programação;
Clique aqui para acessar o conteúdo web
Resumo:Exibe a conceituação de projetos digitais embarcados e sistemas digitais embarcados. Além de apresentar estudos de conceituação de microcontrolados, linguagem de linguagem assembly e ambientes de programação e a linguagem C.
Autor(es):Carlos Alberto de Albuquerque Silva;
José Alberto Nicolau de Oliveira;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Programação; Microcontroladores; Sistemas;
Resumo:Demostra os fundamentos das comunicações RF e os conceitos básicos de comunicação sem fio entre dispositivo. E também demostra os dispositivos e protocolos de comunicação sem fio.
Autor(es):Ellon Paiva Mendes;
Allan de M. Martins;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Sistemas de Comunicação; Programação; Comunicação RF; Microcontroladores; Transmissão de dados.
Resumo:Demostra os fundamentos das comunicações RF e os conceitos básicos de comunicação sem fio entre dispositivo. E também demostra os dispositivos e protocolos de comunicação sem fio.
Autor(es):Alan de Medeiros Martins;
Ellon Paiva Mendes;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Programação; Sistemas; RF;
Resumo:Apresenta os fundamentos dos circuitos impressos. Exibe a construção de montagem de placa de circuitos impressos. Propõem ainda, apresentar softwares para o desenvolvimento e as ligações usadas para a programação de microcontrolados.
Autor(es):Heitor Medeiros Florêncio;
Edgard de Faria Correa;
Leonardo Gomes de Paiva Amorim;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Prototipagem; Montagem; Circuitos;
Resumo:Estuda as diversas redes e o seu gerenciamento, além de aprofundar a conceituação do modelo TCP/IP. Viabiliza também, o estudo dos protocolos HTTP, o DNS, o SMTP, entre outro. Retrata a conceituação da NAT, a distribuição das configurações de estações LANs e o compartimento e autenticação de arquivos.
Autor(es):Marcos César Madruga Alves Pinheiro et al.;
Carlos M. C. de Lima;
Clestenis de O. Martins;
Renato G. Sarmento;
João Paulo do C. Confessor;
Jefferson I. D. Silva;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Redes de computadores; Recursos eletrônicos; Redes;
Resumo:Aprofunda os conhecimentos sobre as redes de computadores e suas conexões. Estuda o modelo de referência TCP/IP, o formato do protocolo IP em suas diferentes versões (IPv4 e IPv6); os algoritmos de roteamento; as técnicas como o NAT; os protocolos da camada de transporte; e alguns protocolos da camada de aplicação essenciais para o funcionamento adequado e eficiente da rede, tais como o DNS e o DHCP.
Autor(es):Marcos César Madruga Alves Pinheiro et al.;
Carlos M. C. de Lima;
Clestenis de O. Martins;
Renato G. Sarmento;
João Paulo do C. Confessor;
Jefferson I. D. Silva;
Danilo C. de Souza;
Nelson I. de Oliveira;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Redes de computadores; Arquitetura da internet; Sistemas de transmissão de dados.
Resumo:Aprofunda na temática relativa às tecnologias e aos serviços utilizados em redes TCP/IP. Abordando também os seguintes assuntos: protocolos, serviços e aplicações, como o SSH; tecnologias web; LDAP; rsync; SCP; correio eletrônico; gerenciamento de redes.
Autor(es):Marcos César Madruga Alves Pinheiro et al.;
Carlos M. C. de Lima;
Clestenis de O. Martins;
Renato G. Sarmento;
Danilo C. de Souza;
Nelson I. de Oliveira;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Redes de computadores; Recursos eletrônicos; Acesso remoto - ferramentas; Rede de computadores - gerenciamento.
Resumo:Comunicação de dados - conceito; Rede industrial; Transmissão de dados; Rede industrial - protocolo.
Autor(es):Eduardo N. Cunha;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Apresenta as principais redes de comunicação utilizadas no ambiente industrial. 
Resumo:Demostra o conceitua a segurança da rede, assim retrata os mecanismos de defesa. Apresenta técnicas de segurança: criptografia, autenticação, assinatura digital, certificados digitais entre outros.
Autor(es):Thais Vasconcelos Batista;
Lucas Silva Pereira;
Jefferson I. D. Silva;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Redes de Computadores; Segurança de Redes; Redes;
Resumo:Demostra o conceitua a segurança da rede, assim retrata os mecanismos de defesa. Apresenta técnicas de segurança: criptografia, autenticação, assinatura digital, certificados digitais entre outros.
Autor(es):Thais Vasconcelos Batista;
Lucas Silva Pereira;
Jefferson I. D. Silva;
Editora:EDUUFRN, Natal, 2014
Assunto:Redes de Computadores; Segurança de Redes; Redes;
Resumo:Apresenta os conceitos básicos sobre a instrumentação industrial, enfatizando os princípios de funcionamento dos sensores. Define o que é um Atuador e descreve os métodos de acionamento dos atuadores.
Autor(es):Andrés O. Salazar;
Diego A. de M. Fonseca ;
Alexandre M. F. Guimarães;
Paulo L. B. da Silva;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Instrumentação analógica; Instrumentação digital; Sensores; Detectores; Controle automático; Atuadores.
Resumo:Segurança; Conectividade; Computadores. Rede de computadores - componentes.
Autor(es):Marcos César Madruga Alves Pinheiro et al.;
Carlos M. C. de Lima;
Francisco Ary A. de Souza;
Editora:EDUFRN, Natal, 2010
Assunto:Estuda os sistemas de conectividade destinados à construção das redes de computadores e, em especial, a interligação destas redes na Internet.
Resumo:Segurança; Conectividade; Computadores. Rede de computadores - componentes.
Autor(es):Marcos César Madruga Alves Pinheiro et al.;
Carlos M. C. de Lima;
Francisco Ary A. de Souza;
Danilo C. de Souza;
Nelson I. de Oliveira;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Estuda os sistemas de conectividade destinados à construção das redes de computadores e, em especial, a interligação destas redes na Internet.
Resumo:Apresenta fundamentos dos circuitos digitais, circuitos lógicos, circuitos lógicos combinacionais e circuitos sequenciais. Além de apresentar conceitos dos sistemas embarcados e circuitos lógicos programáveis. Demostra ainda, a linguagem de programação de hardware.
Autor(es):Ana Maria G. Guerreiro;
Edgar de Faria Correa;
Alan Paulo Oliveira da Silva;
José Lucas da Silva;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2016
Assunto:Sistemas digitais - conceitos; Circuitos; Dispositivos lógicos; Sinais digitais; Processadores.
Resumo:Apresenta fundamentos dos circuitos digitais, circuitos lógicos, circuitos lógicos combinacionais e circuitos sequenciais. Além de apresentar conceitos dos sistemas embarcados e circuitos lógicos programáveis. Demostra ainda, a linguagem de programação de hardware.
Autor(es):Ana Maria Guimarães Guerreiro;
Edgar de Faria Correa;
Alan Paulo Oliveira da Silva;
José Lucas da Silva;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Circuito; Sistemas; Digitais; Sistemas digitais;
Resumo:Conceitua os sistemas operacionais. Demostra as funcionalidades destes e identificar os componentes e os principais tipos de estruturas de um sistema operacional.
Autor(es):Roberta de Souza Coelho;
Vicente Pires Lustosa Neto;
Adilson B. Lopes;
Editora:SEDIS-UFRN, Natal, 2017
Assunto:Sistemas Operacionais; Linux; Windows;
Resumo:Conceitua os sistemas operacionais. Demostra as funcionalidades destes e identificar os componentes e os principais tipos de estruturas de um sistema operacional.
Autor(es):Roberta de Souza Coelho;
Vicente Pires Lustosa Neto;
Adilson B. Lopes;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Sistemas Operacionais; Linux; Windows;
Resumo:Introduz os conceitos das técnicas de instalação e manutenção, distingui os principiais tipos de manutenção e apresenta noções custos de manutenção.
Autor(es):Frederico Lemos dos Santos;
João Maria Câmara;
Clovis Bosco Mendonça Oliveira;
Editora:EDUFRN, Natal, 2014
Assunto:Manutenção; Instalações; Técnicas;